Dietas

Dieta do Ovo Cozido – Até 10Kg em 2 Semanas?

dieta ovo cozido
Escrito por Susana Pinheiro

Dieta Low Carb, dieta da batata doce, dieta da sol, dieta detox … são centenas de dietas existentes, com os nomes mais variados possíveis. Frequentemente eu recebo várias mensagens de leitoras aqui no blog me perguntando: “Sú, tal dieta funciona?” ou “Suzana, você já testou a dieta X? Quanto é possível emagrecer com ela?” .

Hoje eu vou falar sobre a Dieta do Ovo Cozido, que tem sido uma das mais questionadas pela mulherada que me acompanha aqui no blog.

Vamos lá?

Como funciona a dieta do ovo cozido para emagrecer?

A dieta do ovo cozido consiste em um plano alimentar que, por ter como base a ingestão de proteínas contidas no ovo, ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Isso quer dizer que, com a redução da sensação de fome, o consumo de calorias torna-se menor nas refeições seguintes, contribuindo para manter uma dieta hipocalórica. As dietas hipocalóricas são feitas com uma baixa ingestão de calorias, o que resulta na perda de peso.

Mas, o que realmente faz com que a dieta do ovo cozido ajude no processo de emagrecer? O que ocorre é que o ovo é um alimento que contém uma quantidade elevada de proteínas e também gorduras, que consistem em nutrientes que apresentam um processo de digestão mais lento do que os carboidratos. Isso faz com que a sensação de saciedade após a ingestão seja mais prolongada.

A proteína do ovo precisa ser quebrada em aminoácidos, para que então possa ser consumida pelo nosso organismo, o que faz com que seja necessário gastar mais energia. Por esse motivo, ao ingerir alimentos ricos em proteínas e que não possuem carboidratos, o metabolismo é acelerado. A energia necessária pelo nosso corpo para fazer essa “quebra” é retirada do estoque de gordura, o que aumenta a lipólise, ou seja, a queima de gordura.

Essa dieta funciona mesmo? Quanto é possível emagrecer com ela?

“A dieta do ovo cozido emagrece quantos quilos?” é outra pergunta frequente que recebo aqui.

Há relatos de pessoas que, fazendo direitinho essa dieta, perderam até 10 kg em apenas 14 dias. Por conta disso, várias celebridades já aderiram a essa dieta, entre elas a atriz Nicole Kidman e a dançarina e atriz Adriana Bombom.

Um estudo feito por pesquisadores americanos no Rochester Center revelou que a ingestão de ovos no café da manhã ajuda na diminuição de cerca de 400 calorias consumidas no decorrer do dia, o que demonstra a eficácia da dieta do ovo cozido em conjunto a uma dieta hipocalórica.

Entenda como fazer a dieta do ovo cozido

como fazer dieta ovo cozido

Para realizar a dieta do ovo cozido, é necessário o consumo diário de um ovo cozido antes do café da manhã, almoço e jantar, nossas três refeições principais. Se preferir, você poderá comer os ovos com uma fatia de pão, sendo neste caso recomendado o pão integral. Inclua mais um ovo cozido antes do almoço ou do jantar, substituindo o consumo de carne nessa refeição (seja a carne branca ou vermelha).

Para que a saciedade seja aumentada ao consumir o ovo cozido, ele não deverá conter gordura e nem ser frito. O ideal é que receba, no máximo, um tempero como orégano ou salsinha picada.

Dica Extra: Se possível, escolha os ovos caipiras, ou seja, provenientes de galinhas que são criadas soltas. Eles possuem 4 vezes mais quantidade de vitamina A do que os ovos de galinhas criadas em granjas.

Os benefícios da perda de peso com a dieta do ovo cozido apenas surtirá o efeito desejado se for feita da forma adequada, ou seja, junto a uma alimentação balanceada. Como eu sempre defendo aqui, o ideal é que a prática de atividades físicas regulares também seja incluída a sua rotina para acelerar o emagrecimento e também para que você tenha uma vida mais saudável.

Quais os pontos favoráveis da dieta?

Vilão ou mocinho? O ovo pode ser considerado o alimento mais controverso entre os consumidos pela maioria das pessoas, já que há notícias que afirmam que ele é ótimo para a saúde e outras apontando que não deve ser ingerido regularmente.

Pesquisas feitas nos últimos anos demonstraram seus benefícios e recomendam a sua ingestão.  Esse é um ponto muito favorável para você decidir aderir à dieta do ovo cozido.

Segundo pesquisadores e profissionais da medicina, ingerir até 3 ovos semanalmente não resulta no aumento em grande quantidade das taxas de LDL (colesterol ruim) na circulação sanguínea, além do ovo ser considerado um dos mais completos alimentos para beneficiar a nossa saúde. Ele é uma fonte rica de vitamina B12 e triptofano.

  • Fonte de vitamina B12

O consumo de alimentos ricos em vitamina B12 auxilia na perda de peso, isso porque essa vitamina contribui na metabolização de gorduras e proteínas. Com o metabolismo mais acelerado, o uso das reservas de gordura do corpo é maior. Para completar, a vitamina B12 traz mais energia ao corpo, aumentando a disposição para a prática de atividades físicas, o que é um fator muito benéfico para perder peso.

  • Fonte de triptofano

O triptofano é um aminoácido que faz com que a produção de serotonina no cérebro seja estimulada, o que ajuda na diminuição do estresse e ansiedade. Isso faz reduzir a compulsão alimentar e o apetite se torna mais controlado, incluindo a vontade de comer doces.

Além desses fatores, adieta do ovo cozido não é feita com base em um consumo exageradamente baixo de calorias, além de não excluir nenhum grupo alimentar. Por isso, essa ela não é uma dieta radical.

E quais os pontos negativos? Faz mal fazer a dieta do ovo cozido?

A dieta do ovo cozido não é recomendada para pessoas que apresentem diabetes ou colesterol alto. Além disso, é necessária a consulta de um médico para quem possui insuficiência hepática, osteoporose, insuficiência renal.

Crianças e gestantes também não devem realizar essa dieta.

Para pessoas que possuem uma hipercoleterolemia, ou seja, uma taxa elevada de LDL hereditária, mesmo que não consuma alimentos com colesterol, não é recomendado que realizea dieta do ovo cozido, já que as taxas totais de colesterol podem subir.

Realizar essa dieta por mais de duas semanas pode ser prejudicial aos rins, por conta da quantidade elevada de proteína que os ovos contêm, o que pode dificultar a absorção pelo organismo. Para ajudar a eliminar as toxinas e também para a redução do inchaço, tome bastante água. O recomendado é que a dieta do ovo cozido seja feita por cerca de uma semana.

O que comer e não comer durante a dieta do ovo cozido

cardapio dieta ovo cozido

A dieta do ovo cozido não possui um cardápio específico que deve ser seguido, já que o propósito não é a combinação do ovo com um tipo determinado de alimento, mas sim junto a uma dieta hipocalórica.

Se você apenas incluir 3 ovos em sua alimentação habitual, não perderá peso, pelo contrário, poderá até chegar a ganhar uns quilos a mais. Para manter uma alimentação balanceada, além da proteína encontrada no ovo, é importante manter o consumo de outras vitaminas e minerais, presentes em legumes e verduras.

Os carboidratos também são importantes na alimentação, pois são eles que ajudarão na absorção da proteína do organismo, caso contrário, haverá uma sobrecarga proteica no corpo. Porém, não exagere na hora de consumí-los.

Vegetais folhosos, assim como legumes cozidos ou crus são ricos em fibras também ajudam a manter a sensação de saciedade e, por essa razão, é recomendado que esses alimentos sejam incluídos junto dieta do ovo cozido.

As frutas também são uma ótima opção para incluir no cardápio, já que elas são ricas em vitaminas e nutrientes. O ideal é consumi-las entre as refeições principais.

Carnes vermelhas e peixes podem ser consumidos ao menos por duas vezes durante a semana.

A ingestão de ovos no período da dieta do ovo cozido não deve ser feita de forma exagerada, pois poderá resultar no aumento do ácido úrico, por se tratar de um alimento que é rico em proteínas. Além disso, pode fazer com que os ossos acabem perdendo o cálcio. O ideal é evitar colocar sal nos ovos, pois o sódio faz aumentar a retenção de líquidos, deixando o corpo inchado.

Opções de Cardápio da Dieta do Ovo Cozido

Confira abaixo algumas sugestões de cardápio que podem ser seguidas, contendo, além do ovo cozido, alimentos que possuem uma baixa quantidade de calorias.

Café da manhã

  • 1ª opção:1 fatia de pão de forma integral, 1 porção de ovos mexidos, 1 copo de suco de limão
  • 2ª opção:2 fatias de pão de forma integral, 1 omelete de queijo, 1 fatia de mamão
  • 3ª opção:1porção de ovos mexidos com bacon, 2 torradas integrais, 1 colher (sobremesa) de geleia diet

Almoço

  • 1ª opção:1 porção de ovos mexidos com atum, salada de rúcula, 1 colher (sopa) de abóbora madura
  • 2ª opção:1 omelete de forno com legumes, salada de alface, tomate e pepino, 2 colheres (sopa) de arroz, 1 colher (sopa) de feijão
  • 3ª opção:1 poção de ovo cozido com batata, 1 bife, 2 colheres (sopa) de arroz integral, 1 colher (sopa) de feijão, salada de almeirão

Lanche da tarde

  • 1ª opção:1unidade de quindim
  • 2ª opção:1fatia de pudim de ovos
  • 3ª opção:1fruta da sua preferência

Jantar

  • 1ª opção:1 filé de frango grelhado, salada de ovos com espinafre,  fatia de pão francês integral
  • 2ª opção: ovos mexidos com linguiça, salada de acelga com palmito
  • 3ª opção: 1ovo pochê, salada de rúcula, cenoura ralada e milho verde

Ceia

  • 1ª opção:1copo de salada de frutas
  • 2ª opção:1 unidade de iogurte light
  • 3ª opção:1fruta da sua preferência

Apesar de existirem inúmeras dietas que prometem um rápido emagrecimento à base de uma grande restrição de alimentos, é preciso considerar que não existem dietas milagrosas. Aquelas que proíbem a ingestão de um grupo alimentar, como as que excluem o consumo de carboidratos, por exemplo, podem até ajudar a emagrecer, mas podem resultar em uma séria deficiência nutricional, além de provocar um efeito sanfona.

Por esse motivo, para que uma dieta seja mesmo eficaz, ela deve ser feita junto a uma reeducação alimentar, para que os quilos perdidos não acabem voltando quando a dieta terminar. A mudança dos hábitos alimentares é essencial para que o peso adquirido seja mantido.

E você? Já fez a dieta do ovo cozido? Conte sua experiência aqui nos comentários!

Sobre a Autora

Susana Pinheiro

Sou uma "ex-gordinha" que depois de vencer definitivamente a luta contra a balança, resolvi compartilhar minha história e meu aprendizado, com a idéia de ajudar outras mulheres a recuperarem sua auto-estima e fazer também as pazes com o espelho.

Deixar um Comentário