Exercícios

14 Dicas Poderosas para Acelerar seu Metabolismo

dicas acelerar metabolismo
Escrito por Susana Pinheiro

Antes de entrarmos nas dicas de hoje, eu preciso te perguntar algo: você sabe o que é o metabolismo?

Falando de uma forma mais “leiga” e fácil de entender, o metabolismo é a forma como o nosso corpo consegue processar as calorias ingeridas.

E por qual motivo você precisa saber disso? Mais ainda: por que tanto se fala em acelerar o metobismo em quase todo artigo que fala sobre dieta ou emagrecimento?

É importante saber como acelerar seu metabolismo para que você entenda como fazer com que seu corpo “queime” mais gordura e, consequentemente, você atinja seus sonhados resultados!

Quando somos jovens, o metabolismo é naturalmente mais rápido. É por esse motivo que muitos adolescentes comem sem parar e mesmo assim continuam magros.

Por volta dos 30 anos mais ou menos, a situação já começa a mudar. As mulheres são as que mais sofrem com isso, pois possuem um tecido gorduroso maior.

As células de gordura queimam menos que a massa magra, ou os músculos, como esse tecido é conhecido.

Para que você consiga acelerar seu metabolismo, eu preparei algumas dicas e informações especiais sobre o assunto, já que sofri bastante com o passar dos anos tendo um metabolismo muito lento, o que piorou ainda mais depois do trigésimo aniversário e da minha primeira gravidez.

Vamos conferir quais são? Boa leitura!

Como acelerar o metabolismo sem dificuldade

Existem pessoas que acreditam que o uso de medicamentos é a melhor alternativa para acelerar o metabolismo, mas na verdade não é. Quando eu falo MEDICAMENTO não estou falando em cápsulas naturais. Essas sim podem ser grandes aliadas, já que são baseadas em alimentos poderosos, como falarei daqui a pouco.

Falando de medicamentos, tudo pode ficar ainda pior se você se auto-medicar usando “substâncias” que prometem acelerar o metabolismo.

A menos que algo seja indicado pelo seu médico, jamais tome nenhum remédio por conta própria.

Atualmente existem diversos medicamentos no mercado que prometem ajudar a acelerar seu metabolismo, mas eles são adequados a casos específicos, em que o paciente tem alguma deficiência genética ou um problema de saúde que leve a um quadro de distúrbio metabólico.

A grande maioria das pessoas não têm esses problemas e o uso de tais medicamentos pode acabar trazendo danos sérios para a sua saúde.

As dicas que separei estão divididas em dois grupos: o de alimentos ou suplementos naturais e um segundo grupo baseado em hábitos/atividades que você pode começar a inserir no seu dia-a-dia.

Alimentos que aceleram o metabolismo

Também são conhecidos como alimentos termogênicos, por serem capazes de aumentar a temperatura do corpo e acelerar a queima de gordura.

Esses alimentos são fundamentais para quem deseja perder peso e ter uma vida mais saudável de maneira geral.

Chá Verde

cha verde acelera metabolismo

O chá verde ficou muito famoso nos últimos anos, até porque muitas celebridades aderiram a essa moda.

Com este chá a gordura corporal é utilizada como uma das principais fontes de energia do corpo.

É preciso beber pelo menos quatro xícaras todos os dias. Mas não vale fazer o uso do açúcar. Tome puro ou utilize apenas algumas gotinhas de adoçante.

Canela

O alto teor de cálcio presente na canela, é fundamental para o aumento do metabolismo basal.

Quando for comer pratos quentes, molhos ou saladas, salpique um pouco da canela por cima.

Você também pode fazer o uso da caneca nas suas sobremesas, desde que estas sejam fitness.

Alimentos Ricos em Proteínas

Os alimentos que são ricos em proteínas, como leite, ovos e carnes, são mais difíceis de serem digeridos quando comparados com as gorduras e os carboidratos.

Por esse motivo, a digestão de proteína acaba consumindo mais calorias e consequentemente, aumenta o metabolismo basal.

O mais indicado, é comer de 1 a 1,4 gramas de proteína por quilo de peso todos os dias.

Pimenta Vermelha

beneficios pimenta

Eu sou fã de pimenta e já escrevi aqui no blog um artigo com 10 benefícios da pimenta. Como eu já citei lá, consumindo apenas três gramas por dia, você vai conseguir aumentar o seu metabolismo em até 16%.

É importante que seja a pimenta vermelha mesmo. Infelizmente a pimenta-do-reino não possui esse mesmo efeito.

Gengibre

Ao consumir esta raíz, você vai conseguir aumentar seu gasto calórico basal em até 10%. Os benefícios do gengibre vão muito além disso: ele protege contra a azia, ajuda a prevenir úlceras estomacais e até mesmo o câncer de cólon-retal.

É possível ingerir fazendo temperos para carnes, na sopa de legumes ou até mesmo em um chá.

Ômega 3

Este componente é encontrado em peixes como a sardinha, o salmão e o atum. Essa substância é capaz de aumentar o metabolismo e ainda oferece diversos benefícios para o seu organismo.

Tente colocar uma porção de um desses peixes que foram citados no prato da sua refeição principal.

Também é valido fazer um lanchinho a tarde, como um pão integral recheado com atum, por exemplo.

Fibras Naturais

As fibras naturais são indigeríveis e por isso, elas aumentam a nossa sensação de saciedade por muito mais tempo, o que também age diretamente no seu metabolismo

No intestino, as fibras melhoram todo o funcionamento, fazendo com que você não sofra mais com esse assunto.

Ácido Clorogênico

acido clorogenico emagrece

O ácido clorogênico emagrece por ser um dos compostos que mais aceleram o metabolismo conhecidos até então. Já falei dessa substância presente no café verde nesse artigo aqui do blog. Como é impossível consumí-lo “in natura”, aqui vai uma dica: utilize as cápsulas Ultragreen, 100% naturais, para aproveitar os benefícios desse composto. Você pode adquirí-las clicando aqui.

Detox: Uma combinação de alimentos que aceleram o metabolismo

Uma dica que eu aprendi com uma nutricionista famosa é combinar vários alimentos detox em sucos ou saladas, aproveitando o benefício de vários alimentos que aceleram o metabolismo ao mesmo tempo. Aqui no blog eu já compartilhei várias receitas de sucos detox, mas se você não tem tempo de prepará-los ainda assim pode aproveitar seus benefícios no formato de cápsulas.

A empresa Nutrilevel criou uma cápsula que reune os melhores alimentos detox com o propósito de limpar seu organismo e acelerar (muito) o metabolismo. Já usei e recomendo. Você pode encontrar as cápsulas Ultracaps clicando aqui.

Hábitos que aceleram o metabolismo

Não fique muito tempo sem comer

O mais indicado é fazer refeições a cada 3 horas. Assim que acordar, tome o café da manhã, faça um lanche, depois o almoço, outro lanche, o jantar e se for preciso, faça também um lanchinho da noite.

Isso vai fazer com que o seu metabolismo fique ativo durante o tempo todo!

Não pule o café da manhã

Você já deve ter ouvido que o café da manhã é uma das refeições mais importantes, não é verdade? Pois bem!

O mesmo influencia diretamente na velocidade do seu metabolismo durante todo o dia.

De acordo com alguns especialistas no assunto, depois de passar por um longo jejum noturno, o corpo vai precisar se reabastecer completamente.

Se a alimentação não for feita adequadamente, pode acontecer o catabolismo muscular, que é quando o corpo começa a queimar o músculo para ter a energia suficiente para passar o dia.

Tenha um café da manhã rico em proteínas, fibras e frutas, pois essa é a melhor alternativa para tirar o seu corpo do jejum.

Beba água sempre

beba muita agua

A água é responsável pelo transporte de minerais, vitaminas e hormônios e além disso, ainda ajuda na eliminação das toxinas visando o bom funcionamento do intestino.

Beba pelo menos 8 copos de água por dia. Se possível, deixe uma garrinha com água ao seu lado, assim será possível ficar tomando toda hora.

Faça exercícios aeróbicos

Não existe nada melhor do que fazer os exercícios aeróbicos, pois estes aumentar o metabolismo de maneira significativa.

Dependo do exercício que é feito e da sua intensidade, você poderá ficar com o metabolismo acelerado o dia inteiro.

Hábitos que podem retardar o seu metabolismo

Não dormir direito

Quando você não dorme direito, também não acorda com energia suficiente para mais um dia.

Os seus músculos não vão ficar 100% e o seu metabolismo acaba sofrendo as consequências.

Agora, se você consegue cumprir com as 8 horas diárias de sono, o seu metabolismo vai ficar em dia.

Se você possui alguma dificuldade de dormir, converse com o seu médico sobre isso para que ele consiga entender as causas do seu problema.

Estresse

O estresse é um dos fatores que mais prejudicam o metabolismo, pois o mesmo leva o seu organismo em um estado de tensão muito forte.

Além disso, a pessoa estressada tende a descontar tudo isso na comida.

Use as dicas saudáveis e incorpore e treino HIIT na sua vida

exercicios hitt acelerar metabolismo

O treino HIIT é um dos métodos mais utilizados para quem deseja acelerar o metabolismo e conseguir perder peso.

O mais interessante sobre o mesmo, é que tudo é feito em sessões curtas, ou seja, você não vai precisar tirar nem menos 1 hora do seu dia para executar os exercícios.

Para quem está começando, até mesmo 15 minutos no máximo já é mais do que o suficiente, pois o treino HIIT é voltado para intensidade e não para quantidade de tempo.

É importante ressaltar que se você está esperando um treino fácil, o HIIT não será assim, pois o grau de dificuldade do mesmo está diretamente ligado à sua busca por resultados.

O HIIT nada mais é do que exercícios aeróbicos feitos em alta intensidade, pois esse é o maior “segredo” do emagrecimento.

Atualmente já existem diversos aplicativos voltados para o desenvolvimento do treino HIIT, que indicam quando você deve começar, quanto devo descansar e quando deve voltar. É bem interessante!

Nesta modalidade de exercício aeróbico, você poderá fazer praticamente qualquer tipo de atividade, como por exemplo: correr, andar de bicicleta, nadar ou pular corda, desde que tudo seja feito em intensidade máxima.

Você pode conseguir ótimos resultados

Nunca pense que viver comendo alface ou tirando uma refeição importante como almoço ou jantar, vai lhe ajudar de alguma maneira.

O sucesso do seu objetivo para acabar com as gordurinhas e acelerar o seu metabolismo, está relacionado com a forma que você se alimenta, tempo que fica sem comer, exercícios físicos que pratica e tudo mais.

De acordo com o endocrinologista Felippo Pedrinola, de São Paulo “a velocidade que as calorias vão ser gastas, é determinado por um fator genético, mas é possível aumentar isso com o ganho de massa muscular. Quanto mais músculos existirem, maior será o seu gasto calórico. ”

É importante que você faça uma pré-seleção daquilo que será ingerido todos os dias, pois qualquer alimento diferente pode interferir no funcionamento do seu metabolismo.

De preferência para os alimentos de baixo índice glicêmico. Você pode ingerir legumes, grãos integrais, verduras, frutas e etc, pois todos esses são pobres em gorduras e extremamente ricos em fibras, o que faz com o metabolismo seja acelerado.

Como já mencionamos antes, as proteínas são fundamentais, até porque elas auxiliam na formação dos músculos, que também ajudam a consumir mais calorias. Escolha proteínas magras como rosbife, peixe, lagarto, patinho, ricota, frango, cottage, soja, ovo e etc.

Como você pode perceber o treino HIT é um dos métodos mais eficientes para queimar gordura, comece agora mesmo, já que você já sabe que para conseguir acelerar seu metabolismo, você só vai precisar levar todas as nossas dicas em consideração. Faça tudo o que for possível para conseguir alcançar uma vida mais saudável, pois essa é a sua melhor alternativa para conseguir viver bem.

Sobre a Autora

Susana Pinheiro

Sou uma "ex-gordinha" que depois de vencer definitivamente a luta contra a balança, resolvi compartilhar minha história e meu aprendizado, com a idéia de ajudar outras mulheres a recuperarem sua auto-estima e fazer também as pazes com o espelho.

Deixar um Comentário