Dicas

Chá de Amora: Emagrece e Ajuda a Perder a Barriga

cha amora
Escrito por Susana Pinheiro

Você sabia que o chá de amora traz inúmeros benefícios para a saúde? Entre esses benefícios, certamente o mais buscado pelas pessoas que o consomem é o seu efeito emagrecedor.

Mas seus benefícios vão muito além disso: ele é rico em antioxidantes, o que colabora para reduzir os problemas estomacais, como, por exemplo, a gastrite.

Estudos realizados sobre os benefícios da amora mostraram que as substâncias presentes em sua composição impedem que uma enzima que atua na digestão dos carboidratos realize esse processo. Isso faz com que os carboidratos acabem sendo expulsos do corpo, sem afetar o organismo e sem tranformar-se nas temíveis gordurinhas.

O chá de amora é feito a partir das folhas da amoreira, apesar de também poder ser feito usando o fruto. A amora possui muitos nutrientes que são essenciais para uma vida mais saudável, como a vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K, vitaminas do complexo B, fibras, potássio, ferro, magnésio, flavonoides e manganês.

As vitaminas presentes nesse chá ajudam não só no processo de perda de peso, mas também previnem a anemia, combatem a insônia, irritação, depressão, redução da libido, problemas urinários, ansiedade, dores nas articulações, melhoram a memória e fortalecem os ossos.

A proteção contra a anemia se deve ao fato da presença de grande quantidade de ferro junto com a vitamina C, uma combinação perfeita, já que esse mineral é melhor absorvido pelo nosso organismo quando ingerido em conjunto com essa vitamina.

Outros Benefícios do Chá de Amora

beneficios cha amora

Outra vantagem em tomar esse chá está no fato de ajudar a combater as ondas de calor provocadas pela menopausa, devido a sua capacidade de agir como o estrogênio no organismo.

A folha da amora, principal componente do chá, é rica em fitomônios, que atuam de forma semelhante a função realizada pelos estrogênios no corpo feminino. Isso faz com que, além de ajudar na questão da menopausa, também auxilie no combate à secura vaginal.

Entre as propriedades medicinais estão a ação cicatrizante, anti-inflamatória, bactericida e capacidade de regular o intestino.

Os antioxidantes presentes na amoreira ajudam no combate aos radicais livres, o que é benéfico na prevenção do câncer. Além disso, ela ajuda a cuidar da rouquidão.

Há também estudos que associam os seus efeitos à redução da pressão arterial, controle da osteoporose e equilíbrio da glicemia.

O colesterol ruim (LDL) também é reduzido com o consumo do chá de amora.

O combate ao envelhecimento precoce também é um dos seus benefícios, já que a pele acaba passando por uma renovação causada pela ingestão dos nutrientes encontrados nessa planta.

Como se não bastassem tantos benefícios o consumo do chá de amora também:

  • Ajuda no combate à calvície;
  • Protege o cabelo do ressecamento, além de melhorar a aparência da pele e das unhas;
  • Oferece mais disposição e energia para o corpo, combatendo a sensação de cansaço e fadiga;
  • Melhora inflamações de garganta, boca e gengiva através do gargarejo;
  • Limpa o corpo das impurezas.

Nutricionistas confirmam que, se for tomado junto a uma dieta equilibrada, o chá de amora pode ajudar a emagrecer até 5 kg em um mês. Para que os resultados sejam mais eficazes, é essencial que o consumo do chá seja feito em conjunto com uma alimentação saudável e balanceada.

Além disso, para usufruir dos efeitos emagrecedores do chá de amora, é preciso que ele seja ingerido diariamente. O mais indicado é que o seu consumo seja feito antes das refeições.

Como Preparar o Chá de Amora

como preparar cha amora

Para fazer o chá de amora, use entre 5 e 10 folhas de amoreira para cada 1 litro de água. Se preferir, também poderá acrescentar o fruto, devendo então colocar até 1 colher (sopa). Leve a água ao fogo e deixe ferver. Apague o fogo e espere parar de borbulhar. Acrescente então as folhas e amoras, deixando entre 5 a 10 minutos. Em seguida, é só coar e está pronto para beber.

Colocar as folhas e frutos para ferver junto com a água não é recomendado, pois isso fará com que as propriedades benéficas do chá acabem se perdendo.Se for usar a folha desidratada ao invés da in natura, a quantidade a ser usada deve ser a metade. O motivo é que o chá feito com a erva seca possui uma concentração maior do que a folha fresca.

O chá pode ser tomado morno ou então gelado. Para que não perca as suas propriedades benéficas ao corpo, ele deverá ser consumido antes de 24 horas após o seu preparo. O coamento das folhas deve ser feito para que ela não acabem fermentando. Não há a necessidade de acrescentar açúcar ao chá (se não gostar do gosto ou fizer muita questão do doce, utilize adoçante sucralose).

Para que a ingestão do chá não acabe atrapalhando a absorção de nutrientes dos alimentos durante as refeições, o ideal é que ele não seja tomado junto a elas.

Para quem deseja emagrecer ou se beneficiar dos outros atributos do chá de amora, ele deverá ser tomado por 90 dias. Os primeiros resultados poderão ser notados já após 10 dias ingerindo a bebida.

Dicas e Recomendações

O chá de amora não possui contra-indicações. Não há confirmação com base em pesquisas científicas que comprovem que gestantes ou lactantes possam ou não tomar o chá de amora regularmente. Porém, não é indicado que mulheres grávidas bebem chá de forma contínua, já que vários deles podem causar um aborto. Por esse motivo, o melhor é evitar ingerir qualquer chá, inclusive o de amora.

É sempre bom lembrar que qualquer alimento ou bebida deve ser consumido de forma moderada. O ideal é consultar um médico ou um nutricionista para que possa avaliar de forma individual, já que cada organismo funciona de uma forma diferente e apresenta nível de sensibilidades distintos. É importante saber que o consumo de qualquer chá não pode substituir a ingestão diária regular de água.

O recomendado é que o consumo do chá de amora seja feito até 3 xícaras por dia. Se for ingerido de forma excessiva, ele pode causar diarreia, pois provocará a aceleração das funções intestinais.

O consumo exagerado também pode provocar náuseas, vômito, intoxicação e prejudicar o fígado. Mas, se for tomado de forma moderada, o chá de amora trará apenas benefícios ao corpo.

Se estiver usando algum medicamento, é imprescindível que antes de iniciar a ingestão deste chá, consulte a opinião de um médico para que ele possa avaliar se não há riscos de interação entre o medicamento e o chá. Apesar dos inúmeros benefícios para a saúde associados a ele, deverá ser usado como um complemento, devendo o tratamento completo da saúde ser feita com orientação de um médico.

Uma dica para tomar o chá de amora é acrescentar a ele suco de laranja ou então de limão. Como essas frutas são ricas em vitamina C, o poder de absorção do ferro pelo organismo será ainda maior.

Receitas de Chás de Amora para Emagrecer

receitas cha amora para emagrecer

Veja a seguir algumas receitas diferentes feitas com o chá de amora.

Chá de amora com gengibre

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de folha de amora
  • ½ xícara de gengibre ralado
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Aqueça a água e, ao ferver, coloque as folhas de amora. Desligue o fogo e acrescente o gengibre ralado. O chá pode ser tomado gelado ou quente, de acordo com a sua preferência. Ele pode ser deixado na geladeira por, no máximo, 3 dias.

Chá de amora com hibisco

Ingredientes

  • 4 a 5 folhas de amora desidratada moída
  • 1 colher (sopa) de hibisco
  • ½ maçã picada com casca (remova as sementes)
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Leve a água ao fogo para aquecer e, assim que começar coloque todos os ingredientes. Apague o fogo e coloque uma tampa. Deixe descansar de 10 a 15 minutos. Agora é só coar e beber.

Chá de Amora com Limão

Ingredientes

  • 5 a 7 folhas de amora
  • suco de 1 limão
  • 1 litro de água
  • mel a gosto

Modo de preparo

Coloque a água para aquecer e, assim que comece a ferver, coloque as folhas de amora. Apague o fogo e esprema o limão. Tampe e deixe descansando por cerca de 5 minutos. Agora é só coar e colocar um pouco de mel.

Concluindo

As folhas de amora podem ser encontradas facilmente nas lojas de produtos naturais ou até mesmo através da internet, em lojas virtuais desse ramo. Além das folhas secas, é possível usufruir dos efeitos das amoras com a ingestão de cápsulas do chá, que também podem ser encomendadas na internet ou compradas em lojas especializadas.

As cápsulas são uma ótima opção para quem deseja praticidade ou então para as pessoas que não gostam de tomar chá.

Tomar esse chá pode ajudar a emagrecer cerca de 2 kg. Para alcançar esses resultados, é essencial que ele seja tomado junto a uma reeducação alimentar. Além disso, atividades físicas regulares são importantes para que os resultados sejam mais rápidos e eficazes.

Sobre a Autora

Susana Pinheiro

Sou uma "ex-gordinha" que depois de vencer definitivamente a luta contra a balança, resolvi compartilhar minha história e meu aprendizado, com a idéia de ajudar outras mulheres a recuperarem sua auto-estima e fazer também as pazes com o espelho.

Deixar um Comentário