Dicas

10 Benefícios (Incríveis) da Pimenta

beneficios pimenta
Escrito por Susana Pinheiro

Esse vegetal conhecido em todo o mundo é um ótimo alimento para dar sabor, tempero e claro, um ar mais picante a nossa comida. Mas além de vantagens no sabor, a pimenta possui muitos outros benefícios relacionados à nossa saúde.

A primeira impressão que temos da pimenta, ao saber sobre sua ardência no paladar, é que ela possa fazer mal a saúde, mas como “as aparências enganam” e já adiantamos, ela possui uma extensa quantidade de proveitos.

Muitos estudos já comprovaram a sua eficácia para acelerar o metabolismo e ajudar na redução de peso, mas além de ser considerada um dos melhores alimentos termogênicos do mundo, a pimenta também está relacionada a melhora do humor, do bem-estar geral e outros benefícios que vou abordar nesse artigo.

Os benefícios da pimenta vêm sendo aproveitados desde muito tempo atrás, já que ela é uma das plantas mais antigas cultivadas pelo homem – é o segundo condimento mais consumido em todo o mundo, perdendo apenas para o sal.

Se você sempre ingere esse alimento ou ainda tem dúvidas sobre suas vantagens, continue lendo esse artigo. Tenho certeza que você vai adorar essas informações …

Benefícios da Pimenta: Fique por dentro de tudo sobre esse alimento

A substância que causa o efeito picante característico do fruto é o mesmo que está relacionado aos principais benefícios da pimenta. Conhecido por capsaicina, ele é o grande responsável pelo seu efeito digestivo e termogênico. Além da capsaicina, a pimenta possui vitaminas A e C, além de flavonoides como: beta-criptoxantina, luteína, zeaxantina e betacaroteno.

Em uma porção de 100g de pimenta crua encontramos:

  • 40 calorias
  • 8,8g de carboidratos
  • 1,9g de proteínas
  • 0,4g de gordura
  • 1,5g de fibras

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as propriedades, veja os benefícios da pimenta:

1) Perda de Peso

Entre os principais benefícios da pimenta está sua associação com a perda de peso.

Um estudo científico comprovou que o consumo diário desse alimento contribui sim para manter as medidas. Atualmente ela já está vem sendo utilizada na composição de vários suplementos para quem faz atividade física ou deseja queimar “aquelas gordurinhas”.

Basicamente são 4 as razões pelas quais ela contribui com o emagrecimento: aumento da temperatura corporal, controle do apetite, controle do metabolismo das gorduras e ação anti-inflamatória dos antioxidantes.

a) Aumento da temperatura corporal

A capsaicina presente na pimenta é um dos melhores termogênicos naturais existentes, pois ao ser ingerida ela eleva a temperatura do corpo e obriga automaticamente as células a compensarem todo gasto enérgico causado.

Um estudo que foi desenvolvido nos Estados Unidos separou dois grupos de pessoas: um formado por aqueles que gostavam de pimenta e outro composto por quem não gostava.

Aos que gostavam foi acrescentado 1,8g de pimenta por dia em suas refeições e aos que não gostavam, apenas 0,3 g.

Os dois grupos apresentaram aumento na temperatura, provando que mesmo em pouca quantidade, a pimenta fez efeito. Porém, o grupo com quantidade maior emagreceu bem mais que o outro.

O resultado comprovou que ela realmente contribui com a queima gordura através do estimulo do metabolismo.

b) Controle do apetite

No mesmo estudo mencionado acima, os participantes que ingeriram a pimenta em uma quantidade menor, sentiram uma redução no apetite, principalmente relacionado a alimentos gordurosos e ricos em açúcar.

Coisa que não aconteceu com o grupo que comeu bastante pimenta. Estranho? Nem tanto …

Isso indica que as pessoas que ingerem pimentas com muito frequência já estão “acostumadas” com seu efeito e o corpo não aproveita mais esse benefício.

A dica então, para quem consomo com muita frequência e deseja “aproveitar” o controle do apetite, é alternar durante a semana o consumo de outros alimentos que também são termogênicos, como o chá verde e o gengibre.

c) Controle do Metabolismo das Gorduras

O nosso corpo possui dois tipos de gordura naturais: a marrom, que estimula a diminuição das reservas de gordura e a branca, que acumula a energia. A ingestão da pimenta faz com que a gordura branca se transforme em gordura marrom.

Essa gordura ajuda a controlar as taxas de glicose e a circulação da insulina, além de inibir o acúmulo de gordura, o que novamente contribui com a perda de peso.

d) Ação antioxidante

A pimenta possui efeito antioxidante que ajuda no controle dos radicais livres presentes em nosso corpo e também no controle das inflamações. Isso também faz com que o organismo trabalhe de forma mais acelerada e acumule menos gordura.

2) Tem Efeito Analgésico

outro beneficio pimentas

As terminações nervosas presente no organismo são responsáveis por captar as percepções que ocorrem relacionadas ao desconforto. O princípio ativo da pimenta tem efeito sobre esses receptores da dor. Por mais que a pimenta queime, seu efeito contribui para que a sensação da dor em diversas partes do corpo diminua.

Importante: Se a pessoa tiver refluxo ou gastrite esse efeito pode ser o contrario!

3) Rica em vitaminas e sais minerais

Os benefícios da pimenta se dão a sua ingestão, para melhores resultados é importante que ela esteja fresca, assim é absorvida os seus minerais e as vitaminas de uma maneira mais rápida, veja algumas delas e suas funções no organismo:

– A vitamina C presente na pimenta faz com que ela seja uma aliada para a pele, além de ajudar a imunizar o sistema.

– A vitamina B6 atua no metabolismo contribuindo para o ganho de energia.

– A vitamina K é fundamental para a boa saúde dos rins, dos ossos e da coagulação sanguínea.

– O Cobre presente no fruto contribui com o sistema nervoso, com a saúde óssea, além de ter ação antioxidante.

– O potássio ajuda na distribuição de água no organismo, com o relaxamento muscular e no controle da pressão arterial.

4) Estimula a produção de colágeno

Muita gente não sabe, mas um dos benefícios da pimenta está relacionado à pele, apenas 100 gramas do fruto fornecem 240% da vitamina C que precisa ser ingerida diariamente, esse nutriente que ela produz em abundancia ajuda a manter a pele firme, pois é fundamental na produção de colágenos, contribuindo também para que não forme marcas de expressão e rugas relacionadas ao envelhecimento precoce em sua pele.

5) Evita diversos tipos de câncer

Cientistas comprovaram que a pimenta contribui com a ação para que as células cancerígenas se suicidem através de um processo bioquímico relacionado ao sistema molecular.

Tudo indica que a capsaicina contribui com esse processo, pois ajuda criar uma ligação entre as células, e quando as células cancerígenas percebem essa ligação protéica, se matam.

A pimenta atua na prevenção de câncer de mama, ovário e próstata.

6) Contribui na prevenção de doenças cardiovasculares

pimenta vermelha

Estudos revelam que pessoas que moram em países que consomem o alimento diariamente tem menos chances de desenvolver doenças cardiovasculares, principalmente relacionada a coagulação do sangue.

Seu efeito junto a capsaicina torna a pimenta um ótimo alimento para ser adicionado a dieta principalmente se as pessoas estiverem preocupadas com a saúde do coração.

7) Contribui com o controle da insulina

Foi comprovado que a pimenta vermelha reduz em até 60% a rapidez em que a insulina é liberada depois de alguma refeição, contribuindo com a sua circulação no organismo.

Como a insulina está relacionada ao acumulo de gordura, controlar esse hormônio ingerindo pimenta ajuda a evitar os indesejáveis pneuzinhos.

8) Melhora o humor e o bem-estar

Porque não trocar o chocolate por uma porção de pimenta quando estiver estressado ou mal humorado? Além de possuir um valor calórico menor, o fruto auxiliar na produção de serotonina no cérebro, agindo de uma forma que te deixa mais relaxado, além de evitar a vontade de comer alimentos calóricos.

Ela contribui também evitando a depressão, já que atua aumentando os níveis do neurotransmissor.

9) Tem ação antibacteriana e anti-inflamatória

A ação da capsaicina se da em um efeito anti-inflamatório que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Já o seu efeito antibactericida, atua no corpo podendo eliminar até 5 tipos diferentes de bactérias.

10) Facilita a digestão e controla o colesterol

A pimenta aumenta a secreção gástrica e a salivação, ajudando na produção de enzimas e o no suco gástrico, facilitando a digestão dos alimentos. Além disso, ingerindo a pimenta os triglicerídeos e o colesterol bom ficam controlados, junto com a pressão arterial.

Veja algumas receitas com pimenta que contribuem para o emagrecimento

receita geleia pimenta

Como observamos, a pimenta contribui com a perda de peso. Pensando nisso, separamos algumas receitas para você inserir na sua alimentação. Para as pessoas que não possuem histórico de sensibilidade ao fruto é possível acrescentar pequenas porções aos seus pratos, podendo ser saladas, assados, cozidos e sopas.

Dica extra: Dê prioridade a pimenta vermelha que possui mais nutrientes!

Veja algumas receitas:

Pimenta Cambuci Recheada

Ingredientes:

  • 6 pimentas Cambuci lavadas
  • 3 ovos
  • 60g de queijo parmesão
  • 60g de queijo mussarela
  • Sal e azeite

Modo de preparo:

  1. Retire a tampa de todas as pimentas e retire as sementes. Deixe escorrer toda a água e reserve.
  2. Bata os ovos e misture os queijos. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  3. Unte a assadeira com azeite e coloque as pimentas.
  4. Em seguida, preencha o interior de cada uma com o recheio e leve ao forno pré-aquecido até que as pimentas assem e o recheio cresça.
  5. Sirva em seguida, como um acompanhamento.

Geléia de Pimenta

Ingredientes

  • 1 Kg de pimenta dedo de moça
  • 1 ½ xícara de açúcar de preferência refinado
  • 1 litro de água
  • Cravo da Índia e canela em pau a gosto

Modo de preparo:

  1. Retire as sementes da pimenta  e escalde-as.
  2. Prepare uma calda a parte com açúcar e água.
  3. Coloque o cravo e a canela, deixe ferver e acrescente a pimenta escaldada, até reduzir ao ponto da geléia.

Benefícios da Pimenta: Comentários finais

A pimenta, que possui muitas variedades em todo o mundo, é rica em capsiacina, substância responsável por sua ardência mas também por vários benefícios da pimenta, entre eles a queima de calorias em “modo turbo” pelo nosso organismo.

E por que não começar a ingerir esse alimento? Se você não gosta, ou tem medo da ardência, comece devagar e aos poucos você vai se acostumando!

 

Sobre a Autora

Susana Pinheiro

Sou uma "ex-gordinha" que depois de vencer definitivamente a luta contra a balança, resolvi compartilhar minha história e meu aprendizado, com a idéia de ajudar outras mulheres a recuperarem sua auto-estima e fazer também as pazes com o espelho.

Deixar um Comentário