Dicas

12 Benefícios do Espinafre

beneficios espinafre
Escrito por Susana Pinheiro

O espinafre é um vegetal muito conhecido por possuir grandes propriedades nutricionais.

Em 1960 ficou ainda mais famoso através do desenho animado Popeye. A partir dele muitos pais conseguiram encorajar seus filhos a comer o vegetal para ficar ainda mais forte. O bom é que tem muita verdade nisso já que o espinafre possui diversos benefícios.

O nome científico do espinafre é Spinaciaoleracea, ele possui diferentes espécies cultivadas em varias regiões do planeta e em todas elas o  teor de gordura é baixo assim como o de colesterol.

Os benefícios do espinafre podem ser vários devido aos inúmeros nutrientes que o vegetal possui. Todos eles contribuem com a nossa saúde e fortalecem nosso organismo.

O espinafre é rico em zinco e niacina, proteínas, vitaminas A, C, E e K, vitamina B6, fibras, tiamina, cálcio, acido fólico, ferro, fósforo, magnésio, cobre, potássio e manganês.

Um dos maiores benefícios do espinafre está relacionado a vitamina K que ajuda na manutenção dos ossos. De todos os vegetais, ele é o que mais possui esse composto!

O espinafre possui a folha lisa e larga: isso o torna bem mais fácil de limpar do que outras verduras. Ponto para a praticidade! Normalmente ele é vendido congelado ou enlatado para ser utilizados em papinhas de bebes, sopas e em alimentos processados.

Os valores nutricionais de 30 gramas de espinafre cru são:

  • 1 g de proteína fibras e carboidratos
  • 7 calorias
  • 165 mg de betaina
  • 167 mg de potássio.

Esse foi um dos alimentos que aprendi a comer durante minha jornada. Confesso que até minha adolescência eu não podia nem sentir o cheiro!!!

Veja agora quais são os benefícios do espinafre , porque fui “convencida” de utilizá-lo no meu dia a dia e saiba como ele pode contribuir para que seu organismo funcione melhor.

Benefícios do Espinafre

beneficio espinafre

São extensos os benefícios do espinafre. Como já citei, ele possui uma vasta quantidade de nutrientes que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano.

  1. Contribui com a perda de peso

Os componentes que estão presentes no espinafre também devem ser ingerido por quem deseja emagrecer, esses benefícios do espinafre auxiliam para a execução de uma dieta equilibrada, saudável e ajuda perder peso de uma forma eficaz.

Devido a sua grande quantidade de fibras e de gorduras insaturadas ele fornece para o organismo poucas calorias, ajudando  aumentar a saciedade, estimular a produção de urina (devido ao potássio) purificando o corpo e melhorando o funcionamento do intestino.

  1. Ajuda no controle da queda de cabelo

A queda do cabelo pode ser controlada com a ingestão do espinafre, tudo isso porque ele é rico em Vitaminas A e C e também em proteínas, que são propriedades muito usadas pelo nosso organismo na produção de óleos específicos que contribuem para que os cabelos cresçam mais bonitos e fortes.

A falta dessas vitaminas no corpo faz com que o cabelo quebre facilmente, além de crescerem finos e sem força, contribui  com a perda de fios. Outra propriedade presente no espinafre é o ferro, a falta dele no organismo contribui com a queda de cabelo.

  1. Contribui para uma pele mais saudável

No espinafre encontramos a vitamina A, responsável pelo crescimento dos tecidos do nosso corpo e também a Vitamina C que ajuda na manutenção e na construção do colágeno. Essas vitaminas fornecem a estrutura que precisamos para manter a pele e cabelos saudáveis e bonitos.

  1. Ajuda a fortalecer os músculos

Um estudo feito por pesquisadores mostraram qual o verdadeiro mecanismo capaz de tonificar os músculos do corpo, nele foi possível ver como os nitratos agem com outras proteínas que estão relacionadas com a regulação do cálcio no organismo do ser humano. A partir do momento que os níveis de nitrato aumentam, o cálcio começa a ser liberado cada vez mais, aumentando a contração do músculo.

Assim, quanto mais cálcio você libera mais aumenta a sua contração muscular, principalmente em pessoas que fazem treinos intensos.

Esses benefícios do espinafre para o músculo contribuem tanto para as pessoas que já praticam atividades relacionadas à tonificação muscular, como para as pessoas que só precisam aumentar as forças dos músculos, como por exemplo, os idosos.

Outra pesquisa feita recentemente ainda confirmou que ingerir 300g de espinafre todos os dias, faz com ocorra em até 5% a redução de oxigênio que tiram as forças aos músculos, ajudando a deixá-los ainda mais potentes, tudo isso graças ao nitrato e ao ferro presente no vegetal.

  1. Ajuda a controlar a diabetes

Um antioxidante que está presente no espinafre é conhecido como ácido alfa-lipóico, ele ajuda na redução dos níveis de glicose no sangue, além de aumentar a funcionalidade de insulina no organismo, impedindo que aconteça a oxidação que é induzida pelo estresse dos pacientes que possuem diabetes.

Há também estudos sobre os ácidos alfa-lipóicos que comprovam a diminuição das lesões nos nervos que a glicemia causa em pessoas com a doença.

  1. Contribui com a prevenção do Câncer

Os vegetais verdes, assim como o espinafre são ricos em clorofila, pigmento muito eficaz para bloquear efeitos cancerígenos das aminas heterocíclicas, que estão presentes nas substancias que se formam na carne quando ela é feita em alta temperatura e quando consumida em excesso inicia o câncer no organismo.

  1. Previne a asma

Pessoas que consomem certa quantidade de espinafre diariamente têm menos riscos de desenvolver asmas, já que ele possuei um nutriente chamado betacorenoum, que é um pigmento carotenóide antioxidante com uma grande quantidade de benefícios, inclusive na prevenção da asma.

  1. Mantém os ossos fortes

A falta da vitamina K tem sido relacionada diretamente aos problemas de fraturas ósseas, pesquisas revelam que essa vitamina presente no espinafre é a responsável por fazê-lo ser tão benéfico para os ossos. Ela atua modificando as proteínas da matriz óssea, fazendo com que ela melhore a absorção do cálcio, ajudando a reduzir a sua perca na urina deixando os ossos mais fortes.

  1. Ajuda regular o intestino

Como já dissemos o espinafre é rico em fibras e possui um alto teor de água, que contribui para que o sistema digestivo permaneça controlado, evitando constipações.

  1. Reduz a pressão arterial

Para as pessoas que possuem a pressão elevada é muito indicado a ingestão do espinafre, pois suas propriedades contribuem com a anulação dos efeitos do sódio no organismo, graças ao alto teor de potássio.

  1. Aumenta a qualidade da visão e ajuda a preservar a saúde dos olhos

O tipo de carotenóide e a luteína presente no espinafre ajudam a proteger doenças relacionadas aos olhos, como a degeneração macular, a catarata e qualquer outra doença que possa aparece com o passar do tempo, principalmente em pessoas mais velhas.

Nesse caso é indicado ingerir o espinafre junto a uma quantidade pequena de gordura, pois assim seus fitonutrientes conseguirão ser absorvidos de uma maneira melhor.

  1. Ajuda a relaxar

Um dos mais importantes benefícios do espinafre é o seu poder de relaxamento, ele ajuda a deixar o corpo descansado por possuir altas propriedades relaxantes que aliviam o estresse e permite que você durma melhor a noite, tudo isso graças ao magnésio e ao zinco presente no vegetal.

O magnésio faz com que a energia perdida durante o seu dia seja reposta em segundos, fazendo com que o seu sono tenha uma melhor qualidade e que seus olhos descansem mantendo o corpo todo relaxado.

Benefícios do Espinafre: Receitas para ajudar na perda de peso

receitas espinafre

O espinafre é um ótimo ingrediente para ajudar na perda de peso, devido a suas poucas calorias e aos seus nutrientes que são altamente benéficos ao nosso corpo.

Para quem deseja perder alguns quilinhos, nada melhor do que adicionar esse vegetal em seu cardápio e usufruir de todos os seus benefícios.

Veja algumas receitas que preparei para que você possa incluí-lo em suas refeições e emagrecer com saúde:

  • Suco de espinafre com maçã

Ingredientes:

  • 200 ml de água filtrada ou água de coco
  • 1 xícara de espinafre
  • Suco de um limão
  • 1 colher de gengibre ralado
  • 1 maçã

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e em seguida coe. Sirva gelado e de preferência tome de manhã em jejum, antes do café da manhã.

  • Creme de espinafre

Ingredientes:

  • 500 gramas de espinafre
  • 2 colheres de farinha de trigo
  • 1 colher de margarina light
  • 1 xícara de leite
  • 2 colheres de queijo parmesão ralado
  • 1 cebola pequena ralada.
  • Sal e noz moscada a gosto

Modo de preparo:

Coloque a margarina em uma panela e leve ao fogo Depois de derreter, acrescente a cebola e o espinafre, espere refogar e em seguida acrescente a farinha e o leite. Mexa bem. Adicione sal e a noz moscada, mexa até ficar com uma consistência homogênea. Acrescente o parmesão ralado e sirva como acompanhamento

  • Bolinho de espinafre

Ingredientes:

  • 1 maço de espinafre
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de leite desnatado
  • 1 cebola ralada
  • 1 colher de fermento em pó
  • 1 colher de parmesão ralado
  • Salsinha e sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela refogue o espinafre com a cebola e a salsinha no azeite, depois de frio acrescente o ovo, a farinha, o leite e o queijo parmesão, mexa bem até que a massa incorpore, faça pequenas bolinhas e leve ao fogo em uma assadeira untada para assar, até que fique bem dourado. Sirva em seguida.

Benefícios do Espinafre: Adicione esse vegetal em suas refeições

Depois de ler sobre os benefícios do espinafre, tenho certeza que muitas pessoas irão adicioná-lo em suas refeições, principalmente porque uma de suas vantagens está relacionada ao seu grande poder de emagrecimento.

Aproveite as receitas e coloque esse vegetal na sua mesa para ser ingerido diariamente seja em saladas, sopas, sucos ou da maneira que você preferir.

Tenho certeza que você não vai se arrepender!

Sobre a Autora

Susana Pinheiro

Sou uma "ex-gordinha" que depois de vencer definitivamente a luta contra a balança, resolvi compartilhar minha história e meu aprendizado, com a idéia de ajudar outras mulheres a recuperarem sua auto-estima e fazer também as pazes com o espelho.

Deixar um Comentário