Dicas

6 Benefícios da Couve

beneficios couve
Escrito por Susana Pinheiro

Hoje é dia de falar da couve, uma verdura muito popular e conhecida especialmente no Brasil. Com importantes e potentes propriedades nutritivas, ela faz muito bem para quem a consome regularmente e pode ser ingerida de diversas maneiras e inseridas nas mais variadas receitas.

A couve é rica em diversos tipos de nutrientes e propriedades necessárias para o bom funcionamento do corpo humano, por isso que ela é tão usada em saladas, sopas, sucos e etc.

Os principais nutrientes presentes nas folhas de couve são:

  • Cálcio;
  • Fibras;
  • Proteínas;
  • Vitamina C;
  • Magnésio;
  • Ácido fólico;
  • Vitamina A;

Cada um desses nutrientes atua em benefício de alguma função do organismo humano e podem ser adquiridos através da couve crua, refolgada ou de outras formas de preparado dessa verdura.

Eles ajudam bastante quem está querendo emagrecer ou manter a boa forma.

Confira os mais importantes benefícios da couve para a saúde, estética e o emagrecimento:

A couve é anti-inflamatória

A couve é uma verdura poderosa no tratamento de doenças causada por inflamações, como problemas nas articulações (por exemplo, a artrite).

Ela ajuda até mesmo no combate a doenças do trato respiratório, como a asma e bronquite. Se você sofre com problemas de inflamações na pele, garganta entre outros, ela também é um ótimo remédio natural.

Além disso, a couve também atua no combate e prevenção de células cancerígenas no corpo, evitando assim que você desenvolva os mais variados tipos de câncer. Pode ser um excelente alimento na dieta de quem está na guerra contra essa terrível doença.

A couve fortalece o sistema imunológico

Por conta de inúmeras propriedades nutritivas, especialmente a vitamina K, vitamina C e vitamina A, a couve trabalha fortalecendo o sistema imunológico, dando ao corpo muito mais energia, força e resistência. Por isso, o seu consumo é essencial também para quem malha ou tem uma rotina semanal de exercícios físicos.

Outro dos benefícios da couve no fortalecimento do sistema imunológico é que ela ajuda a prevenir doenças como a gripe, além de resfriados, garganta inflamada (principalmente por ser uma verdura que também atua como anti-inflamatório natural) entre outros problemas que aparecem quando seu corpo está com a defesa fraca.

A couve é antioxidante e desintoxicante

As vitaminas A e K existentes em abundância na couve são poderosos antioxidantes para o corpo. Além disso, em conjunto com outros nutrientes, essa verdura atua como um importante desintoxicante.

Ou seja, a couve é ideal para quem busca livrar seu organismo de toxinas que impedem o emagrecimento e por isso ela é muito usada para fazer sucos detox.

Além disso, por ser antioxidante e desintoxicante, ela também ajuda a diminuir o inchaço na barriga, pernas, quadril e nos braços.

A couve também atua eliminando as gorduras localizadas que são formadas através das toxinas que acabam se acumulando no organismo, provocadas por uma má alimentação.

Por ter todas essas propriedades, a couve é um excelente remédio natural para as pessoas que sofrem com problemas nos rins, como incontinência e infecção urinária e até mesmo cálculo renal (pedras). Para quem tem tendência a desenvolver essas doenças, ela atua de maneira a prevenir tudo isso.

É rejuvenescedora

O magnésio presente nos nutrientes da couve atua renovando as células de todo o corpo. Sendo assim, essa verdura tem uma grande capacidade rejuvenescedora.

Ela também previne e ameniza problemas como estrias, envelhecimento da pele e celulites.

Além disso, faz um grande bem para o rosto, evitando o aparecimento de rugas e linhas de expressão que naturalmente surgem com o passar dos anos.

Fortalece a estrutura óssea

O cálcio e magnésio presentes na couve também atuam não somente rejuvenescendo, mas também fortalecendo nossa estrutura óssea. A couve exerce essa função até mais eficientemente do que o próprio leite de vaca, que é tão conhecido por ser a principal fonte de cálcio na alimentação.

Isso é excelente tanto para quem leva uma vida mais sedentária, já que evita problemas nos ossos causados justamente pela falta de atividades físicas, quanto por quem está sempre se exercitando e malhando, e precisa ter a estrutura óssea bem formada e forte, para evitar danos e lesões permanentes.

Auxilia nas funções intestinais e ajuda na dieta

Por ser rica em fibras, a couve é o alimento ideal para toda dieta e ainda faz bem para a digestão e o intestino.

Isso porque as fibras atuam dando maior sensação de saciedade durante as refeições, impedindo que você coma muito mais do que deve – que é justamente o que acontece quando você consome alimentos com gorduras, açúcares e carboidratos vazios.

Assim, uma pequena refeição com couve ou até mesmo um copo de suco dela pode trazer diversos nutrientes ao seu organismo e te deixar satisfeito e sem fome por um bom período de tempo, ideal para quem faz dieta e precisa controlar o apetite.

A fibra ainda atua ajudando a melhorar as funções intestinais e é excelente para quem sofre com prisão de ventre e hemorroidas.

Porém, todos esses benefícios podem ser revertidos em malefícios se você consumir muito mais couve do que realmente deve, especialmente se sua refeição contar com muitos outros alimentos ricos em fibras.

Sendo assim, como diz a especialista Rose Santos, responsável pela Academia DETOX (programa de emagrecimento saudável que eu adoro!), o ideal é fazer sempre uma dieta bem balanceada e sem exageros – mesmo que esses alimentos sejam ricos em bons nutrientes e te ajudem a emagrecer de forma rápida e saudável.

Receitas de Pratos e Sucos Detox com Couve

receitas couve

Além de todos esses maravilhosos benefícios da couve para sua saúde e estética, essa verdura tem o beneficio de combinar com diversos alimentos e pratos, podendo ser servida em diferentes refeições e até mesmo acrescentada em sucos.

Aqui vão algumas receitinhas usando a couve que eu adoro!

Sopa de couve simples e rápida

Ingredientes

  • 1 Couve
  • 2 e 1/2 tomates
  • 1 pimentão
  • Salsinha
  • Sal a gosto
  • 1/2 cebola picada
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 colher de chá de azeite de oliva

Modo de preparo

Em uma panela grande, refogue a cebola e alho no azeite, em seguida coloque a couve e refogue por alguns minutos. Em seguida adicione a água já fervente na panela e coloque então os outros ingredientes e deixe cozinhar em fogo baixo até a sopa estar no ponto, quando todos os ingredientes tiverem amolecidos.

Salada com couve

Ingredientes

  • 7 folhas de couve cortadas em tiras finas;
  • 3 folhas de alface;
  • 3 tomates cortados em rodelas;
  • ½ cenoura ralada
  • Sal a gosto
  • 1 colher (chá) de azeite de oliva
  • Hortelã a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, junte a couve, alface, cenoura e o tomate. Por fim tempere com o sal, azeite e hortelã, a gosto.

Sucos Detox com Couve

sucos detox couve

Por conta de todas essas propriedades nutritivas e sua atuação como desintoxicante, a couve é perfeita para uma dieta com suco detox. Não é a toa que ela aparece em várias das 8 melhores receitas de sucos detox, lista que já compartilhei aqui no blog.

Confira algumas outras combinações de sucos desintoxicantes que ajudam você a usufruir dos benefícios da couve:

Suco de couve com laranja e hortelã

  • 3 folhas de couve rasgadas em pedaços médios
  • Meio litro de suco de laranja
  • 8 folhas de hortelã
  • Meio litro de água
  • Açúcar/adoçante a gosto

A laranja atua muito bem com a couve sendo uma fruta rica em vitamina C, com complexo B, vitamina A e vitamina E. Aumenta a imunidade, atua contra células cancerígenas e é antioxidante, assim como a couve.

A hortelã, por sua vez, melhora a digestão, sendo antioxidante e anti-inflamatória também. Além disso, ela ajuda você a perder peso e promove um melhor aproveitamento dos nutrientes presentes no corpo enquanto elimina as toxinas.

Suco de couve com abacaxi e hortelã

  • 2 folhas de couve rasgadas em pedaços médios
  • 4 rodelas de abacaxi
  • 5 folhas de hortelã
  • 400 ml de água
  • Açúcar/adoçante a gosto

O abacaxi e hortelã são uma combinação perfeita e muito benéfica à saúde, bem estar e também te ajudam na dieta. O abacaxi é uma fruta rica em vitamina C e também diurética, ajuda assim a diminuir o inchaço e livrar o corpo das toxinas que impedem o emagrecimento.

O abacaxi ajuda a prevenir e tratar doenças no trato urinário, melhora a digestão, aumenta a imunidade do corpo, evitando que você contraia resfriados, gripes e problemas inflamatórios. Tudo isso é potencializado no suco com a couve e hortelã.

Suco de couve com cenoura e gengibre

  • 2 folhas de couve rasgada
  • 1 cenoura pequena ralada
  • 1 cm de gengibre
  • 400 ml de água de coco
  • Adoçante a gosto

Além de seu sabor acentuado, o gengibre tem nutrientes poderosos, mesmo se usado em um pequena quantidade . Tem capacidade anti-inflamatória e é diurético, promovendo portanto a hidratação do corpo e liberação de toxinas.

Já a cenoura ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, regula a pressão arterial e evita problemas cardíacos, melhora a digestão e é excelente para quem tem tendência a ter diabetes, pois ajuda a regular o açúcar na corrente sanguínea.

Convencida dos Benefícios da Couve?

A couve é um dos principais alimentos para quem busca não somente emagrecer, mas também ter uma dieta balanceada e saudável. É uma verdura bastante popular é muito fácil de encontrar em diversas épocas do ano por um preço justo.

Além disso, ela combina com diversas refeições e pratos, podendo ser aproveitada de diversas maneiras. Resumindo, não há desculpa para deixá-la de fora das suas refeições né?

Sobre a Autora

Susana Pinheiro

Sou uma "ex-gordinha" que depois de vencer definitivamente a luta contra a balança, resolvi compartilhar minha história e meu aprendizado, com a idéia de ajudar outras mulheres a recuperarem sua auto-estima e fazer também as pazes com o espelho.

Deixar um Comentário