Testes

O Ácido Clorogênico Emagrece? Conheça a Verdade AQUI

acido clorogenico emagrece
Escrito por Susana Pinheiro

Se você está sempre na busca por dicas de emagrecimento e alimentação saudável, provavelmente já deve ter ouvido falar em algum momento que ácido clorogênico emagrece.

Mas você de fato conhece o que é o ácido clorogênico, como ele atua no organismo e onde é possível encontrá-lo em mais abundância?

A fonte mais rica conhecida desse composto é o café verde. Mas o que poucas pessoas sabem é que o café verde é o mesmo café que consumimos no dia a dia, aquele “marronzinho”.

Enquanto verde, antes de ser torrado, o café é riquíssimo em ácido clorogênico. Porém, essa substância deixa o café com o gosto muito forte e amargo ao nosso paladar, sendo praticamente impossível consumí-lo assim (não conheco ninguém que tenha a “coragem” de encarar).

O processo de torra tira todo esse gosto ruim do café verde, mas as altas temperaturas também acabam com grande parte (mais de 80%) do ácido clorogênico presente.

Vários estudos científicos realizados por grandes Universidades dos Estados Unidos e Europa confirmaram que o ácido clorogênico realmente emagrece além de trazer outros benefícios para a saúde e bem estar do corpo e ajudar muito em outros questões estéticas como mostrarei nesse artigo.

Ele também é encontrado facilmente, em quantidades bemmmmm reduzidas se comparada ao café verde, em outras plantas, legumes e frutas. Alguns alimentos que possuem ácido clorogênico:  ameixa, maçã, cerejas, mirtilo, tomate, berinjela entre outros. No entanto, a principal fonte desse composto, que permite usufruir dos benefícios, é mesmo o café verde.

Conheça os principais benefícios do ácido clorogênico e como ele atua no seu organismo, podendo te ajudar a emagrecer e melhorar a saúde em diversos aspectos …

Benefícios do Ácido Clorogênico

beneficios acido clorogenico

Ajuda a emagrecer e diminui os riscos de diabetes

Um dos motivos pelos quais o ácido clorogênico emagrece é o fato dele regular as taxas de açúcar na corrente sanguínea.

Estudos já haviam revelado que quanto mais as pessoas tomam café, menos elas têm tendência a terem diabetes. Claro que, em contrapartida, o consumo em excesso dessa bebida pode acabar trazendo outros problemas para o organismo, como a elevação dos batimentos cardíacos e aumento da pressão arterial.

Ou seja, temos dois excelentes benefícios do ácido clorogênico relacionados a atuação desse composto sobre as taxas de açúcar no organismo: a redução da possibilidade de ter diabetes no futuro e o emagrecimento, já que um dos principais motivos que leva as pessoas a engordar é a quantidade exagerada de açúcar no corpo, que acaba promovendo também a gordura localizada em área como culotes, barriga e costas.

Previne doenças no fígado

O café comum torrado como a maioria das pessoas conhece, por si só já ajuda muito o fígado a liberar toxinas que podem causar problemas sérios de saúde, como cirrose e câncer.

Esse processo de desintoxicação também ajuda a emagrecer, pois essas toxinas – muitas vezes adquiridas pelo consumo de alimentos muito gordurosos e ou de bebidas alcóolicas – também contribuem para que sejam acumuladas as gorduras no corpo.

O café verde, por ter um maior índice de ácido clorogênico se comparado ao café comum, ajuda ainda mais nesse processo, pois ele é também antioxidante, ajudando o corpo a liberar de forma mais rápida e eficaz essas toxinas que ficam alojadas no fígado.

Essa característica do café é conhecida por poucas pessoas, mas se utilizada da forma correta, pode trazer benefícios inimagináveis.

Acelera o Metabolismo e Dá Energia

acelera metabolismo

Outro motivo que faz com que o ácido clorogênico ajude no processo de emagrecimento é o fato dele acelerar nosso metabolismo e nos dar mais energia.

Com toda a queima de gorduras causada pela ação do ácido no fígado e regulando as taxas de açúcar no organismo, o nível de energia no corpo acaba aumentando muito mais.

Isso é excelente não só para quem faz dieta, mas especialmente quem tem uma rotina de exercícios físicos ou então malha todos os dias.

Ao acelerar o metabolismo, o ácido clorogênico faz com que os alimentos que você consome sejam digeridos de forma mais rápida, sem causar inchaços, prisão de ventre e outros problemas causados por um mau funcionamento do sistema digestivo e intestinal.

Além disso, ele abrevia o tempo de emagrecimento, fazendo com que você perca aqueles indesejados quilinhos mais rapidamente que o esperado.

É claro que isso vai depender também de todo o resto da sua alimentação, assim como sua prática de exercícios físicos. Mas com uma boa disciplina e força de vontade você chega lá rapidamente com a ajuda desse suplemento.

Benefícios do ácido clorogênico para a estética

A indústria de produtos de beleza, devido à grande demanda de um público cada vez mais vaidoso, tem investido cada vez mais em pesquisas para o uso do café verde em seus cosméticos, especialmente aqueles que são ligados à pele e aos cabelos.

Isso porque o ácido clorogênico tem alto poder antioxidante e essa função ajuda a combater os radicais livres que atuam na pele e causam o envelhecimento.

Dessa forma, produtos com base nas propriedades antioxidantes do ácido clorogênico ajudam a deixar sua pele cada vez mais firme, hidratada e bonita.

Essas propriedades então atuam prevenindo e diminuindo as rugas e linhas de expressão causadas pelo estresse do cotidiano e pelo tempo, auxiliando na imagem do consumidor e agindo diretamente em sua auto-estima.

Além disso, como o ácido clorogênico emagrece, ele ajuda muito quem está perdendo os quilos e não que sofrer com problemas de pele que podem surgir no corpo inteiro, como a flacidez e estrias, causando pela falta de elasticidade da pele.

Melhora a concentração

O café verde tem propriedades muito importantes para quem quer aumentar a concentração durante o dia, seja para trabalhar, estudar ou praticar exercícios físicos.

A cafeína presente nesse alimento atuam despertando melhor as funções cerebrais e promovendo o foco em qualquer atividade que você se determine a realizar.

Isso é muito importante para quem malha ou tem uma rotina puxada de atividades diariamente, especialmente se você tem o costume de malhar e se exercitar logo pela manhã, onde a mente trabalha mais vagorosamente e o sono ainda está presente no corpo.

Por esse motivo, deve-se evitar consumi-lo à noite. A ingestão é contra indicada para pessoas que sofrem com distúrbios do sono e tem dificuldades para descansar a mente à noite e dormir mais de 6 horas seguidas e com qualidade.

Como consumir e onde comprar o ácido clorogênico

capsulas acido clorogenico cafe verde

Como eu já expliquei, o alimento que mais contém ácido clorogênico é o café verde. Porém, como eu também já citei, o café antes de torrar – ou seja, enquanto o grão ainda se encontra verde – tem um gosto extremamente forte e amargo (pra não dizer intragável).

Assim ele acaba se tornando praticamente insuportável ao paladar. Já vi algumas pessoas fazendo o tal “chá dos grãos de café verde”. Essa não é uma possibilidade interessante pelo seguinte: o ácido clorogênico se perde quase que integralmente no processo de torra justamente pelas altas temperaturas. Da mesma maneira, se você faz o chá utilizando a água quente, está da mesma maneira perdendo grande parte (quase toda) desse nutriente!

Então, onde encontrar o ácido clorogênico?

Desde 2016, uma empresa nos Estados Unidos (ah! esses americanos!) desenvolveu um processo super interessante capaz de extrair o ácido clorogênico dos grãos de café ainda verdes e dsiponibilizá-lo em forma de cápsulas (ou comprimidos), 100% naturais, que servem como suplemento alimentar. Essas cápsulas tem grande teor de ácido clorogênico, assim como o café verde, e mantêm todas as suas propriedades nutricionais e benefícios já citados.

Essas cápsulas foram minhas grandes amigas em meu processo de emagrecimento. Se você ainda não conhece minha história de outros artigos aqui do meu blog, saiba que emagreci 45Kg depois de muita luta e anos de sofrimento.

Na época, eu precisei recorrer a uma tia que morava no exterior para comprar e trazer para mim em suas férias no Brasil. A importação tornava o preço (já salgado por conta do dólar) ainda mais caro, embora posso dizer que vale cada centavo.

A boa notícia é que fiquei sabendo que uma empresa chamada Nutrilevel conseguiu um contrato de exclusividade com a marca americana para trazer e vender as cápsulas (chamadas Ultragreen) aqui no Brasil, com aprovação da ANVISA.

Dei uma olhada e vi que os valores são bem menores que os que eu pagava para trazer de fora. Vi também que eles tem a opção de “combos” (kits) com mais potes, tornando o valor por cada frasco ainda mais interessante (que pena que na minha época não tinha isso … rsrs).

A quantidade que deve ser consumida do ácido clorogênico ainda não é bem estabelecida pelos médicos mas o ideal recomendado geralmente é em torno de 1000 mg por dia (2 cápsulas).

Contra indicações do café verde, principal fonte do ácido clorogênico

Embora natural, o café verde possui algumas contra-indicações e não é recomendado especialmente a pessoas que sofrem com pressão alta e quem têm tendência a ter problemas estomacais, tais como gastrite e úlceras.

Grávidas e lactantes também devem procurar evitar, assim como quem sofre com insônia.

É importante ressaltar que essas cápsulas não servem para substituir refeições e, principalmente, não devem ser consumidas em excesso. O ácido clorogênico emagrece de fato, mas como tudo nessa vida, em excesso, pode causar diversos malefícios a saúde e quem consome muito mais do que deveria.

Além disso, o emagrecimento definitivo deve ser uma combinação de alimentação saudável e uma rotina de atividades físicas, em que os suplementos entram para potencializar, agilizar e acrescentar alguns nutrientes e propriedades importantes ao processo.

Sobre a Autora

Susana Pinheiro

Sou uma "ex-gordinha" que depois de vencer definitivamente a luta contra a balança, resolvi compartilhar minha história e meu aprendizado, com a idéia de ajudar outras mulheres a recuperarem sua auto-estima e fazer também as pazes com o espelho.

Deixar um Comentário